GEOGRAFIA EM TUDO...

"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo." (Einstein)

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Construindo uma Maquete da Sala de aula


Os alunos do 6º ano poderão confeccionar maquetes da sala de aula ou de outros espaços da escola, criando a oportunidade de visualizar esses espaços em representação tridimensional. 

1 - Inicialmente, pedir aos alunos que se organizem em grupos de até quatro pessoas. Cada grupo vai identificar e anotar todos os objetos existentes na sala. A seguir, com um barbante, fita métrica ou trena, eles devem medir a largura, comprimento e altura dos objetos (mesa do professor, mesas ou carteiras dos alunos, armário, estante, portas, janelas, lousa etc. 

2 - Com as medidas, deverão criar uma relação de proporção entre o real e o que vão representar. Os grupos poderão desenhar uma planta baixa da sala, guardando por exemplo a escala 1:1 metro ou 1: 50 com, ou seja, cada um centímetro na planta corresponde a um metro ou 50 cm na realidade, respectivamente. Ao desenhar a planta, deverão dispor os objetos tal como estão na sala. A Medida de altura serão importantes na hora de confeccionar a maquete. 

3 - MATERIAL NECESSÁRIO A CADA GRUPO: 
  • Caixa de papelão com formato parecido ao da sala de aula; 
  • Caixinhas de papel ou papelão (fósforo ou remédio); 
  • Tesoura; 
  • Papel; 
  • Cola; 
  • Régua. 
Os objetos representados deverão manter as proporções assinaladas nas escalas horizontal e vertical. As pessoas poderão ser representados por bonecos de plástico, madeira, massa de modelar ou recoratados de cartolina. 

4 - Disposto os objetos, os alunos poderão colorir a maquete com tinta à base de água para o acabamento final. A seguir, o professor poderá trabalhar as relações espaciais com exercícios de localização, tendo o próprio corpo como referencial, com referencial em otras pessoas ou objetos etc. 

5 - A localização precisa de cada aluno ou objeto poderá se dar em função de onde estão postados. Por exemplo, Rafael está sentado à esquerda da porta, na primeira carteira da fila direita, à frente da Luciana e do lado direito do Miguel. 

6 - AVALIAÇÃO: Levar em conta o conjunto da produção dos alunos e a participação de cada um dos momentos individuais e coletivos. Verificar como cada um colaborou para a execução da planta e da maquete e examinar a compreensão dos conceitos em jogo: escala horizontal e vertical, escala numérica, planta baixa, a maquete como representação tridimensional, porporção. Reservar um tempo para a turma avaliar a experiência!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

Giansanti, Roberto 

Série Professor em ação: Atividades para aulas de geografia: ensino fundamental, 6º ao 9º ano/Roberto Giansanti. - 1ª edição - São Paulo: Nova Espiral, 2009.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial